Deitado sobre as nuvens

"Perché da qui il mondo scivola..."

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sangue Gay

É simples assim: Homens que tem ou tiveram relações sexuais com outros homens nos últimos 12 meses, ainda que usando proteção, mesmo com parceiro fixo, sejam ativos ou passivos, não podem ter seu sangue aceito nos bancos de sangue país afora. De brinde, as mulheres que tiveram relações com esses homens também ficam de fora. E quem resolve isso é a agência reguladora da saúde em nosso país, a ANVISA. Ou seja, não adianta espernear com o enfermeiro, ele está cumprindo uma norma do seu trabalho.

Ops... impressão minha ou algo está errado?

Ok, vamos em frente... mas como sabem se tenho ou tive tais relações? Simples, todos passamos por uma breve entrevista no momento da doação, no próprio hospital ou posto de coleta.

Hmmm muito bem... mas... e se eu mentir?

se a mentirinha colar, parece que tudo bem :)

Ops... agora complicou mesmo! Se eu mentir tudo bem... e se o heteressexual bem-casado-e-pai-de-família subitamente ter uma crise de amnésia e não contar sobre aquelas visitinhas que andou fazendo ao puteiro frequentado por ele e seus colegas igualmente bem-casados-e-pais-de-família, tudo bem também?

Se a mentirinha colar, parece que tudo bem :) [2]

Hmmm a coisa ta ficando pior que imaginava :/

E a testagem que é feita nesse sangue antes que ele chegue aos receptores, onde fica? Fica atolada na tal "janela imunológica", que consiste naquele período de tempo em que os testes ainda são incapazes de detectar a presença de um agente causador recentemente adquirido. Por isso, é preciso "proteger" o receptor desse sangue com uma medida extra de segurança: recusar o sangue de pessoas enquadradas em grupos de maior risco de contágio por essas doenças, leia-se homens gays, em sua maioria.

Como assim "grupo de risco"?!

Lembro-me vagamente dessa expressão, notadamente discriminatória, quando ouvia falar do primeiro "boom" da nova epidemia que assolou meio mundo no princípo da década de 1980, eu ainda criança, sem fazer ideia do que seria a tal "camisinha" de que tanto ouvia falar na televisão.

1980??!!

Sim... tem gente em 2010 tratando desse assunto do mesmo modo que em 1980 :o

Nos últimos 30 anos a ciência avançou, a tecnologia em geral avançou... em certo modo até certos valores sociais avançaram... e há pessoas ainda pautando suas ações de 2010 com a mentalidade de 1980?

Sim :(

Moral da história: pensamento retrógrado PODE, hipocrisia PODE, até mentirinha PODE, mas se vc preferir ser honesto na entrevista, NÃO PODE ;)

Simples assim.

Fica a pergunta, eterna, COMO FAZ ENTÃO?
Confesso que ainda não sei mas esse assunto não morre aqui de jeito nenhum... logo a gente descobre como faz ;)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial