Deitado sobre as nuvens

"Perché da qui il mondo scivola..."

domingo, 8 de maio de 2011

Eis que o STF ousou tirar-nos da era paleozóica do pensamento...

Essa é uma conversa recente com os amigos, por e-mail, que colo aqui:

Tive o prazer de acompanhar tb o desenrolar dessa história... e ficou pra mim uma imagem muito interessante (e positiva) de nossos ilustrres ministros do Judiciário: ficou claro que tiveram o cuidado de tratar o assunto a partir de um olhar técnico, de fundamentar seus votos de apoio à essa causa a partir de uma interpretação lúcida e quiçá inovadora dos textos legais que já existem. Não parecia haver espaço para opiniões pessoais, paixões e provincianismos muito comuns em nossos legisladores, esses sim que deveriam estar debruçados sobre essas questões relativas às uniões homoafetivas, mas que até hoje permanecem alheios e inertes.

O dia 5 de maio de 2011 é sim um dia histórico na história do Brasil, acho que não é nem um pouco exagero afirmar isso.

E não apenas um dia histórico para os brasileiros que se reconhecem como homossexuais. É um dia em todos os brasileiros testemunharam uma instituição oficial da nação reconhecer que a sociedade e seus costumes e valores não são estáticos, e portanto o Estado não o deve ser também, se se propõe a ser instutuição proterora dessa sociedade. Reconhecer que o fato de existir uma "minoria" (não importa de qual tipo) não pode significar que esta fique desprovida de reconhecimento, respeito e proteção. Reconhecer que podem existir DIFERENÇAS mas jamais DESIGUALDADE.

Ademais, parece que o Judiciário jogou uma "batata-quente" (até que boa rs) nas mãos do Legislativo, afinal essa decisão de hoje não resolve todas as questões que nos preocupam, tão-somente apontam caminhos a ser seguidos, mas essa parte deixo pro Thiago nos iluminar melhor um dia desses rs... afinal é a área dele ;)

O caminho é longo e tortuoso.... mas viram só?! Estamos avançando :)

Um beijo carinhoso a todos... hj num dia mais otimista sobre o futuro de todos nós e dos nossos filhos (que pelo visto serão "nossos" de fato rs)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial